A inteligência artificial para marketing está aqui. Esteja à frente com essas soluções para incorporar na sua estratégia de marketing.
No momento, parece que as equipes de marketing estão constantemente à procura de formas inovadoras de educar o público, atrair clientes e atingir seus objetivos.
E enquanto o orçamento e o quadro de funcionários flutuam, a necessidade por uma solução com “mais procuras e menos recursos” é vital para qualquer organização.
Muitas empresas estão procurando por plataformas de inteligência artificial para atingir metas mais intensas sem um esgotamento profundo.
Sem contar que, mais do que ajudar com a carga de trabalho, essas plataformas de marketing de IA podem oferecer uma visão mais completa da base de clientes de uma empresa e sugerir estratégias orientadas com base em dados específicos que vão impulsionar suas conversões.
O marketing de IA é basicamente o uso da tecnologia da IA (geralmente ferramentas para geração de conteúdo) para automatizar tarefas de marketing, aumentar a eficiência da equipe e também incentivar a criatividade.
Os exemplos nesses casos podem incluir desde a criação de conteúdos de blogs até o envio de e-mail de vendas.
A maioria das ferramentas e plataformas de escrita generativa de conteúdos são baseadas em IA. Isso significa que conseguem gerar textos e imagens com base no que você pedir para criar.
Quer saber como? É devido ao seu treinamento com dados existentes de aproximadamente 10% de toda a internet!
Ao passo que a IA pode ajudar a acelerar as suas habilidades em marketing, você deve manter em mente que isso não se assemelha a substituir qualquer membro da sua equipe. Agindo como um assistente, a IA auxilia no desenvolvimento do trabalho e todos os processos que os compõe.
Aqui estão algumas das principais vantagens da IA no marketing:
Um dos maiores pontos positivos da IA no marketing é o aumento na agilidade e eficiência nas empresas.
Ao tornar o processo de criação de conteúdo mais rápido, essas companhias podem liberar mais tempo e recursos podem ser melhores aplicados em outros locais.
Outro grande benefício da IA no marketing é que pode ajudar empreendimentos a melhorar seu ROI (Retorno sobre Investimento, em tradução livre).
Uma vez que as ferramentas de marketing alimentadas por IA são capazes de prover conhecimentos detalhados e recomendações personalizadas guiadas por dados, as possibilidades se multiplicam. A empresas, por exemplo, podem tomar decisões mais informadas sobre os seus gastos em marketing, levando a melhores resultados.
A criatividade é um dos aspectos mais subestimados do marketing, mas sem ela, suas campanhas podem facilmente cair por terra e não performar direito.
Pois é, mas mesmo assim, pode ser um tantinho complicado ativar essa parte criativa.
Os gerados de conteúdos de IA, como o GalilAI, também oferecem a vantagem de serem bons companheiros. Para ajudar no pontapé da criatividade e imaginar ideias, a IA pode funcionar como um criador de opções a partir de um brainstorm - assim você conta com várias possibilidades em questão de segundos.
Ao invés de operar os seus canais de marketing isoladamente, as ferramentas de conteúdo da IA oferecem um centro de criação para que a sua equipe produza conteúdos que combine em estilo e tom de voz.
Também podem redirecionar rapidamente a sua copy para diferentes meios e campanhas por meio de templates.
Um dos maiores desafios ao trazer a IA para o seu time é entender exatamente como você vai usá-la. A verdade é que a IA pode ser útil em praticamente qualquer canal de marketing, desde a escrita de blogs até o e-mail marketing.
Agora, vamos explorar um pouco algumas formas diferentes que você pode incorporar a IA nos seus meios de marketing.
Já desejou poder fazer clones de você mesmo só para que pudesse escrever artigos mais rápidos e em maior quantidade? Pode parecer loucura, mas acontece que a IA pode fazer isso acontecer com suas ferramentas de conteúdo (mais ou menos).
Existem cochichos aqui e ali falando que a IA vai substituir o seu trabalho, mas isso não é verdade. Ela está aqui para auxiliar o seu processo de escrita. Com IA, os escritores podem:
1. Eliminar o bloqueio de escrita
2. Criar sumários e esboços de conteúdos
3. Produzir conteúdos longos rapidamente
4. Escrever títulos e descrições de blogs em larga escala
Apesar das ferramentas de conteúdos da IA te ajudarem a escrever mais rápido, mantenha em mente que não vai estra pronto para a publicação imediatamente.
O conteúdo produzidos a partir da IA ainda precisa ser checada e editada por algum profissional da sua equipe. Ainda, grande parte das ferramentas vem com um verificador de plágio, para facilitar o controle da qualidade.
Não confundindo com a escrita de blogs (forma longa), a escrita de copys (forma mais curta) é uma das áreas mais importantes de qualquer campanha de marketing. Esse processo também pode ser bem trabalhoso, ainda mais quando estiver lidando com prazos apertados e um grande volume de projetos a serem entregues.
Para a sorte dos redatores, as ferramentas de IA atuam como um encaixe perfeito na hora de criar conteúdos curtinhos.
Com os recursos de copywriting da IA, os profissionais de marketing podem gerar copys de todos os tipos, de forma rápida:
1. Copy de anúncio
2. Títulos personalizados
3. Linhas de assunto do e-mail
4. Copys de landing page
5. One-pages
Outra vantagem subestimada das ferramentas de conteúdos das IAs é que elas podem ajudar os redatores com um dos processos mais irritantes do trabalho: o bloqueio de escrita.
A otimização de motores de busca tem tudo a ver com a compreensão do que o seu público-alvo procura e depois satisfazer e solucionar essas necessidades com conteúdos. E adivinha só? A IA pode te ajudar com isso.
As ferramentas de IA podem te ajudar com:
1. Pesquisa de palavras-chave
2. Esboços baseados na pesquisa SERP
3. Artigos de alta qualidade em um ritmo mais rápido
4. A batalha de conteúdo se vai ao otimizar conteúdos mais antigos
5. Escrever títulos de blogs e meta-descrições em grandes volumes
A IA provou novamente ser um recurso incrível para os marqueteiros, mas é importante notar que o conteúdo gerado ainda precisa ser revisto por um humano e editado por alguém do time.
Embora o conteúdo da IA apresenta melhoras a cada dia, (ainda) não chegou em um ponto em que possa ser publicado logo após de gerado.
O e-mail marketing é um dos modos mais eficazes de alcançar e cativar clientes. Embora possa gerar algum trabalho, por vezes pesado, já que lida com listas grandes de clientes e campanhas complexas.
É aí que a ajuda das ferramentas de conteúdos da IA é eficaz. Seja um vendedor elaborando um e-mail de convencimento perfeito para uma lista de potenciais clientes ou um gestor de marketing enviando conteúdos promocionais, a IA pode ajudar a compartilhar e-mails até 10x mais rápido.
Aqui, crie em segundos linhas de assunto dos e-mails, escrita de e-mails personalizados e pode até incluir uma imagem correspondente gerada por uma IA.
Até mesmo as equipes de atendimento ao cliente podem receber auxílio em responder pessoalmente às mensagens, comentários, críticas e bilhetes de apoio de tom amigável à velocidade da luz.
Como os gestores de redes sociais bem sabem, as melhores práticas e algoritmos de desempenho das plataformas estão constantemente evoluindo. E pode levar uma eternidade para criar a legenda para a plataforma certa.
Ainda bem que as ferramentas de escrita estão aí. Elas podem te ajudar a produzir conteúdos e rapidamente criar copy para as plataformas de redes sociais que melhor se adéquam a sua marca.
Elaborar dezenas de legendas inteligentes para o Instagram. Publicar artigos interessantes no LinkedIn. Escrever roteiros de vídeo cativante para se tornar viral no YouTube e TikTok. O céu é o limite.
O design e outra área que a IA está começando a deixar a sua marca. Se você tem ficado a par das notícias em tecnologia nos últimos meses, sabe como a arte gerada pela IA deu o que falar.
Semelhante às ferramentas de escrita, os recursos de arte da IA não vão substituir o papel do designer, mas devem dar outras formas de observar, estimular a criatividade e produzir visuais incríveis rapidamente:
1. Redesigns de marca
2. Infográficos
3. Capas de e-books
4. Visuais de sites
E muito mais.
A maioria dos obstáculos de hoje quanto ao uso da IA vem do simples fato de ser algo novo e desconhecido. Os dois principais desafios que a gente observa são a conquista de liderança e a criação de processos.
Nem todo mundo tem uma mentalidade de um “adepto antecipado”. Isso significa que mesmo que você veja o valor e relevância que a IA pode trazer para a sua equipe, os seus companheiros podem ainda ver essa situação como uma proposta arriscada ou sem comprovação de uma eficiência real.
Procure por pequenas formas de implementar a IA no seu fluxo de trabalho e fale sobre o impacto positivo que você vê.
As ferramentas de IA são relativamente novas, especialmente no mundo do marketing - chatbots como o ChatGPT incluído. Então, ao implementar uma nova plataforma de conteúdos de IA pode demorar a criar novos processos e melhores práticas a partir do zero.
Pense antes sobre como você vai lidar com as seguintes peças em jogo:
1. Treinamento de equipe
2. Pedidos de projetos
3. Documentação sobre as melhores práticas
4. O ROI e percepções sobre o desempenho
Se estiver à procura de uma forma de fazer muito mais com menos, a IA de marketing pode ser a melhor solução para o que você precisa.
Com tantos benefícios e aplicações potenciais, vale a pena considerar como a IA pode auxiliar o seu time atingir as metas. E o GalilAI está aqui para ajudar. ;)