Descubra como a Inteligência Artificial Generativa está revolucionando o Marketing de conteúdo

Gabi Micheluzzi
Curious Writer
Descubra como a Inteligência Artificial Generativa está revolucionando o Marketing de conteúdo | GalilAI

Lidar com a produção de conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. E a gente te entende.

Ainda mais quando requer acompanhar uma explosão de novidades a cada momento.

Só em 2022, as tendências na área de marketing tiveram picos de mudanças muito complexas, e se aliar o tempo na criação de materiais e equilíbrio entre clientes x projetos, nem se fala.

Mas será que não tem uma forma mais simples de alavancar a produtividade e simplificar a rotina?

Hoje, nós vamos te apresentar a inteligência artificial generativa (IAG), uma nova maneira de criar conteúdo, facilitar os processos dos marqueteiros e levar a criatividade à outro nível.

Vamos nessa?

O que é a tão falada IA generativa

Quando falamos em inteligência artificial, é natural que a primeira imagem mental seja bem rotulada.

Uma máquina de pensamento humano? Sistemas que vão deixar o ser humano na lanterninha da evolução?

Pois bem, aqui vai uma verdade:

Sim, a inteligência artificial é utilizada como uma mímica da lógica humana. E não, as máquinas não vão substituir o seu trabalho e descartar sua função. Quanto à isso, não se preocupe - bom, pelo menos por enquanto.

A IA tradicional nos permite extrair padrões, gerar insights a partir de dados e moldar o conhecimento. A IA generativa vai além.

Em outras palavras, é uma inteligência artificial ainda mais criativa. E sua habilidade, apesar de recente, ultrapassa as barreiras do imaginário comum.

Tudo começa com uma simples frase indicada pelo usuário.

Seja uma pergunta ou uma ordem, a partir de uma colocação de palavras a inteligência generativa é capaz de produzir textos, imagens, obras de arte ou mesmo uma resposta sarcástica.

Isso porque, em vez de só analisar, ela usa os dados existentes para gerarem ainda mais dados, em qual forma for.

Impressionante, né? E não para por aí.

Existem estilos de inteligência artificial generativa, e cada uma apresenta um objetivo diferente. Agora, chegou a hora de dar uma olhada nos principais.

Conheça os principais tipos de IA generativa

Até aqui, vimos que os sistemas baseados em inteligência artificial generativa já são implementados de múltiplas formas. Isso significa que existem inúmeras possibilidades do seu uso e um potencial ainda maior por vir.

Cavando um pouquinho mais fundo, a gente descobre que a IA generativa possui um algoritmo que permite a aprendizagem sem a necessidade de supervisão humana.

A coleta de informações passa a ser, então, por textos, áudios, imagens, vídeos e dados em geral. É com essa base de dados que se torna possível criar conteúdos novos.

Mas por que isso é relevante para você?

Deixa que eu te explico :)

O tipo de inteligência artificial generativa que você usar reflete diretamente no que você está precisando. Quer criar uma arte nova? Nada que uma plataforma como o DALL-E não resolva. E se for produzir conteúdo de escrita, uma IAG de texto, como o GalilAI, pode te ajudar a redigir melhor e ainda mais rápido.

demonstração de uso da inteligência artificial GalilAi e aplicações em texto

IAs escritoras

Blogs, parágrafos soltos, títulos criativos, seções de um site…

É só você nomear o que quer e a IA vai estar prontinha pra te atender.

Na correria do dia a dia é cada vez mais complicado tirar um tempo que acomode a sua necessidade de escrita. E mesmo quanto existe a disponibilidade, escrever sem nem ter ideia de onde começar ou como continuar é quase um fardo.

Mas calma, existe uma solução: IAs de escrita.

Criativas e rápidas, podem servir para fazer uma infinidade de tarefas. Esboços do seu texto, descobrir como abordar um assunto, reescrever frases, adicionar tons divertidos e, o mais importante, criar de maneira simplificada.

Além do GalilAI, algumas das famosas IAs de escrita são o GPT-3, Copy.ai e Sudowrite.

A diferença entre elas está no foco. O GPT-3 é uma ferramenta mais genérica que precisa de maiores configurações, enquanto o Copy.ai, assim como o GalilAI, é mais atrativo aos marqueteiros. Contudo, em uma pegada bem diferenciada, o Sudowrite ajuda autores a criarem e editarem histórias ficcionais.

É a partir de programas como esse que, pouco a pouco, você constrói um texto qualificado que atende a sua necessidade sem demorar uma eternidade.

IAs visuais

Apesar da inteligência artificial generativa possuir uma evolução incrível quanto a ferramentas de texto, não foi só por isso que se popularizou.

Com a onda de IAs, uma nova geração chegou: a de imagens.

A febre pode ser explicada porque o impacto visual causa efeito muito mais rápido no leitor.

Com o texto, o usuário lê e se encanta com a mensagem. Em IAs visuais, você bate o olho e em segundos a informação já é compreendida. Muito mais rápido, não é?

Plataformas de IAs generativas como o DALL-E (pausa dramática para apreciar o trocadilho com o pintor Salvador Dalí), lançada pela mesma empresa do GPT-3, amplia a possibilidades de empresas na área do entretenimento.

Mas nada impede que o público fique (e ficou!) atiçado com essa novidade. Outras ferramentas como o Imagen, Midjourney e Picsart também chamaram a atenção geral.

Seja método de divertimento ou uso no trabalho, essas plataformas servem como uma boa assistência e beneficiam todo usuário curiosamente interessado.

Benefícios da IA Generativa para o marketing

Que a inteligência artificial generativa pode produzir conteúdos a gente já sabe. Agora, resta descobrir o que fazer com essa informação.

Vamos lá.

Quando um universo cheio de possibilidades é apresentado, é normal ficar confuso e sem saber pra onde ir. A IA generativa tem uma infinidade de opções, e os benefícios dela no seu cotidiano são mais reais que nunca.

Que tal imaginar um post para mídia social? Ela pode produzir não só o conteúdo do texto informativo, mas também criar uma forma engajante de manter o usuário preso ao seu texto pela legenda.

Quer mais? Então aqui está.

Sabe aquele momento em que parece que você só tem um neurônio funcionando e não tem de onde mais drenar ideias? Pois é, pode te ajudar com isso também.

Ih, calma, não acabou. Se você quiser explorar um pouco mais, dá uma olhada nessas dicas que a gente separou.

Escreva mais rápido

A inteligência artificial generativa promete acelerar o seu processo de escrita. A questão da IA é que ela constrói conteúdo a partir de uma base de dados. E aqui vai o “como”.

Seguindo esse ideal, ela considera as sequências de palavras anteriores e consegue prever a próxima.

Então o seu trabalho nada mais é do que anotar alguns tópicos para servirem como mensagem principal, executá-los por meio de uma IA de escrita e… prontinho. Um conteúdo até dez vezes mais rápido em produção.

Já pensou quanto tempo você conseguiria economizar pra gastar tomando aquele cafezinho delícia?

Em questão de segundos, é possível obter um esboço de um post, com metade do caminho andado. Mas é claro, o bônus disso não vem só no café.

Também significa que haverá mais tempo para desenvolver suas histórias e conquistar seu público. Assim, você descobre tópicos de interesse que os satisfazem e intrigam e aproxima-se ainda mais deles.

Elimine o bloqueio de escrita

Para qualquer produtor de conteúdo, a página branca é um temor. Ela está ali te observando, desejando que uma ideia seja colocada no papel e, ao mesmo tempo, desafia o seu intelecto! Como pode, logo você, não pensar em nada?

O grande pontinho de interrogação pairando na mente já aconteceu com todo mundo. A parte positiva é que agora, ao invés de sofrer esperando uma ideia chegar, a solução ficou mais fácil.

Quando estiver com seu saco de ideias vazio, basta pedir para uma IA generativa preenchê-lo.

Colocando o tema que você deseja, a resposta já está sendo enviada. Quanto mais vezes for testando e mais específico for ficando, também se torna provável que a ideia certa está chegando.

Além disso, você pode fazer brainstorms, esboços e criar listas para que o bloqueio criativo nunca mais se torne um empecilho.

Escale sua produção de conteúdo

Alcançar mais clientes e lidar com mais projetos sem perder a qualidade do seu trabalho ou arrancar os cabelos. Seria um sonho?

Utilizando uma inteligência artificial generativa, você vai precisar se preocupar menos com o balanço da quantidade.

Afinal, com uma escrita rápida e fluída, uma lista inteira de ideias e tempo à sua disposição fica muito mais acessível escalonar a sua produção de conteúdo em uma perspectiva que, sozinho e sem um assistente mágico, não seria possível.

Sem contar que, além de tudo isso, a IA também te ajuda a personalizar o conteúdo para cada cliente sem demandar tanto esforço. Assim, a qualidade do seu trabalho não fica em jogo, e você consegue equilibrar as necessidades deles e dos futuros consumidores sem perder a essência.

Tenha ideias não convencionais

Todo mundo algum dia já escutou sobre “ter ideias fora da caixa”. É, pode soar bem clichê. Mas nesse caso, também é linha de pensamento a se seguir.

Ficar estagnado nos mesmos argumentos é improdutivo. E da mesma forma, a pressão em surgir com conceitos originais e inesperados está sempre pairando no ar.

E já sei que você tá esperando por isso, então em sua homenagem, aqui vai. A IA generativa também pode te auxiliar na geração de ideias! Fascinante, não é?

Se você decidir papear com uma IA de textos e pedir por uma listagem de ideias em títulos criativos e incomuns sobre um assunto do seu interesse, a probabilidade de aparecer algo inusitado que ainda não tinha cruzado a sua mente é alta.

Por razões como essas que as inteligências artificiais generativas funcionam como ótimas assistentes. Elas trazem soluções simples, práticas e úteis a desafios diários.

Como usar uma inteligência artificial generativa?

Com uma explosão de novidades em 2022, o mercado de IAs generativas é relativamente pouco explorado em grande escala.

Ainda assim, existem opções de ferramentas que podem impulsionar sua produtividade da melhor forma possível.

Na área de marketing e produção de conteúdo, vimos o Copy.ai, que funciona como uma plataforma para facilitar a escrita de copywriting. Na mesma linha existe o Jasper, que vai desde o copywriting até a criação de imagens. Contudo, um impedimento que pode atrapalhar na hora do uso de IAs como essas é a falta de uma adaptação à línguas como o português.

Quer saber de um segredo? Com o GalilAI, você não tem esse problema. Ainda por cima, conta com um assistente de escrita poderoso, uma ferramenta de títulos criativos, continuação de texto e muito mais. Bateu a curiosidade? Então vem conhecer!